O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nacionalismo na Europa

3 participantes

Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 27th março 2012, 11:54

Galera do fórum..ou Planck e Euclides, rs...vcs podem me explicar o que o nacionalismo influenciou a formação da Alemanha e da Itália...li e não entendi mto bem... ;/...

Abraços!!!!
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por [Planck]³ 9th abril 2012, 22:53

O nacionalismo deu ao povo germânico e eslavo aquilo que estava faltando: o sentimento de fazer parte de um grupo, de uma nação com características em comum. O pan-germanismo e o pan-eslavismo são exemplos disso.

Não se esqueça da primavera dos povos em 1848 e em 1830 que fez florescer esse nacionalismo, esse sentimento de região unificada. Não se esqueça também que um dos objetivos da Alemanha já era naquela época, praticamente um século antes da 2ª Guerra, de unificação da raça ariana.

Espero ter ajudado. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 10th abril 2012, 13:27

Daeeee Planckão ;D...rs..

Cara, não entendi os anos de 1830 e 1848...essas datas não foram importantes na França?...

Queria aproveitar e tirar outra dúvida..a única coisa que lembrod a aula de história, é da minha professora falando do nacionalismo da Alemanha, que foi influenciado pela presença dos judeus, que era comerciantes e, por isso, eles acabaram passando a imagem de 'ladrões' da fortuna dos alemães, que já estavam numa situação crítica e ainda eram 'explorados' pelos judeus...Essa informação consta?

Vlwwwwwwwwwww
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por EuclidesPiR2 10th abril 2012, 15:26

Queria aproveitar e tirar outra dúvida..a única coisa que lembrod a aula de história, é da minha professora falando do nacionalismo da Alemanha, que foi influenciado pela presença dos judeus, que era comerciantes e, por isso, eles acabaram passando a imagem de 'ladrões' da fortuna dos alemães, que já estavam numa situação crítica e ainda eram 'explorados' pelos judeus...Essa informação consta?

A presença judia era muito expressiva na Alemanha antes da ascensão de Hitler. Uma significativa parte das pesquisas em Física era devida a cientistas judeus, 80% dos médicos eram judeus, os judeus exerciam ainda tradicionalmente bem sucedidos empreendimentos como banqueiros e comerciantes.

As noções de eugenia (preservação da raça pura) eram muito comuns na época e fizeram parte da formação de Hitler. Após a primeira guerra (perdida pela Alemanha) o país passou por profunda crise econômica além de ter perdido territórios.

Todos esses fatores: crise, empobrecimento, eugenia, o sucesso dos judeus e o nacionalismo explorado por Hitler, facilitaram as acusações aos judeus e sua perseguição.

O antissemitismo nazista ia, contudo, muito além de rancores. O seu objetivo era o de exterminação total daquele povo.

_________________________________________

História é muito gostoso porque obriga a pensar, analisar e concluir num campo onde não há equações lógicas seguras. A mente precisa ser treinada e alimentada com muitos conceitos de diversas áreas. Pensar assim produz um desenvolvimento dialético muito grande.

Você, o [Plank]³ e eu temos nos divertido aqui enquanto vamos "afiando" nossas mentes.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 10th abril 2012, 17:25

Euclides, queria ir 'cavando' mais, então... Smile...
Os judeus já eram odiados antes da Primeira Guerra Mundial? Porque, por mais que a Alemanha tenha saído arrasada da Primeira Guerra Mundial, não entendo (no meu sentimento mais ingênuo) o tanto ódio existente.. sabe aquela gotá d'água? A impressão, pela explicação, foi essa, em relação aos alemães e judeus...
Outra coisa...o que a eugenia tem relacionado com Charles Darwin? Lembro vagamente de algo dele ...

Por fim, quero dizer que estou afiando MUITO a minha mente aqui no fórum( e em outras da mesma franquia, rs) e ficarei MUITO, mas MUITO feliz em lhes dizer que consegui passar no meu vestibular ( Física, rs..)... Sempre fui super favorável ao conhecimento, sabe? Curto aprender mesmo... todas as matérias... a vida é conhecimento..é o que leva na bagagem cerebral..sei lá..rs...

Abraços a vocês dois, Planck e Euclides Very Happy!
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por EuclidesPiR2 10th abril 2012, 17:53

Antes da constituição do Estado de Israel, depois da segunda guerra, o judeus tinham permanecido por quase dois mil anos como um povo sem pátria, mas que sempre preservou uma identidade étnica (estimulando apenas casamentos entre judeus) e principalmente religiosa. Isso sempre os diferenciou como grupo social onde quer que estivessem. Além disso, embora sempre tivesse havido judeus pobres, os que mais chamavam a atenção eram os bem sucedidos, notadamente nos negócios bancários e comércio, além dos eruditos, médicos e pesquisadores.

Essa segregação e sucesso sempre estimularam desconfiança e mesmo ódio. Sempre foram vistos como "estrangeiros" ainda que nascidos nos países em que viviam. Durante os primórdios do cristianismo foram perseguidos na Europa por sua fortuna e por serem acusados de ter matado Jesus.

Foram séculos de perseguição, exacerbados em alguns momentos da História, como no advento do nazismo.

Einstein teria dito uma vez que: "se eu estiver certo (na teoria da relatividade) os alemães dirão que sou alemão e os franceses dirão que sou judeu. Se eu estiver errado, os alemães dirão que sou judeu e os franceses dirão que sou alemão".

Ao que eu saiba, Darwin nada tem a ver com eugenia. Seu trabalho, "A Evolução das Epécies", é rigorosamente científico e não trata dessa distorção de pensamento.
__________________________________
então você está cursando Física? Parabéns.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 12th abril 2012, 15:21

Euclides, só para completar...posso falar que o que existia na relação dos alemães e dos judeus era uma espécie de xenofobia?

_____________________________________________

Rs, ainda não...mas quero MUITO estudar tal matéria...por enquanto sou apenas um estagiário, técnico químico Cool ...
Mas, to ae, na batalha...estudando pro mim mesmo no vestibular.. ahah.. e vou conseguir, se Deus ou qualquer força maior quiser...
Abraços!!!! Smile
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por EuclidesPiR2 12th abril 2012, 16:16

você escreveu:Euclides, só para completar...posso falar que o que existia na relação dos alemães e dos judeus era uma espécie de xenofobia?
Xenofobia é, literalmente, a aversão ao estrangeiro, mas se dirigido especificamente a um povo (lembre-se de que não havia um país dos judeus, que eram alemães, poloneses, húngaros , etc), é nitidamente racismo.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 12th abril 2012, 16:21

Mas racismo não está ligadao à raça... raça branca, negra.. desculpa a minha falta de conhecimento nessa parte..mas é isso, não é? Não teria um outro nome?

JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por EuclidesPiR2 12th abril 2012, 16:39

Primeiro: hoje, a partir do desenvolvimento da genética, sabemos que os diferentes grupos étnicos existentes não constituem raças diferentes. O Ser Humano constitui uma única raça.

Naquele tempo, os alemães acreditavam na existência de uma raça ariana ("raça pura"). Acreditavam que judeus e os povos semíticos fossem outra raça ("inferior"). Esse, entretanto, não foi o único motivo daquele ódio. Já falamos disso anteriormente.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 12th abril 2012, 18:04

Entendido!

Vlw, Euclides! :}
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por [Planck]³ 17th abril 2012, 10:22

Judeu é que nem oriental...rsrsrsrs Quando se fala em Judeu, na minha mente, vem uma porrada de gente inteligente que mudou o mundo: Eisntein, Freud, Raymond Aron, Spinoza etc. Esses só de primeira, sem pensar...

Certas teorias, como a da eugenia, por exemplo podem ser comparadas a um período: do século V até o século XV (Idade média) e quase todo o século XVIII (até a Revolução Francesa. Ou seja, um período em que a ciência não se desenvolveu como deveria. Dói no meu coração pensar quantas mentes brilhantes queimaram nas fogueiras da Inquisição, ou quantas mentes brilhantes foram caladas pelo tribunal do Santo Ofício, ou quantos livros com ideias revolucionárias foram queimados pelo INDEX.

Mesmo fato com os Judeus: quantas mentes brilhantes foram impedidas de pensar durante o holocausto... Fico indignado com isso... É a ignorância humana freando o desenvolvimento humano.

Pronto, falei... rsrsrsrs. Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por JoaoHistoria 17th abril 2012, 13:50

Imaginei o Planck saindo às ruas protestando contra a corrupção. Pronto, falei!!! ;D ...também piro numa revolução...kkkkk...
Abraços! Very Happy
Mas se o mundo não fosse tão... da maneira que é ou como foi, não teriamos história! ..então.. vale e valeu a pena! :}

ps: nem todos os orientais são tão gênios ( tenho sangue japa e nem so tão inteligente aiahJAjaiJAUHuah...)
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nacionalismo na Europa Empty Re: Nacionalismo na Europa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos