O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O PERÍODO JOANINO E A INDEPENDÊNCIA

Ir para baixo

O PERÍODO JOANINO E A INDEPENDÊNCIA Empty O PERÍODO JOANINO E A INDEPENDÊNCIA

Mensagem por mauriliooo 14th outubro 2013, 23:27

Povo, estou com dúvida no gabarito dessas questões ...

QUESTÃO 03
A transferência da Corte portuguesa para o Brasil, seguida da abertura dos portos, significou:
(Unicap 88)
0 0. o fim do antigo sistema colonial e a independência do Brasil;

QUESTÃO 04
A abertura dos portos, em 28 de janeiro de 1808, pôs fim ao monopólio português sobre o
comércio brasileiro. Depois da abertura dos portos, inúmeras firmas inglesas vieram se
estabelecer no Brasil, que recebeu uma variedade de produtos da Inglaterra. (Unicap 91)

3 3. o monopólio, uma das bases do sistema mercantilista, foi extinto, o que significou o início
da liberdade econômica da colônia em relação a Portugal.
4 4. A abertura dos portos representou o rompimento definitivo do pacto colonial e o início do
processo de emancipação política da colônia.

QUESTÃO 06
Com a instalação da corte no Rio de Janeiro, os senhores rurais brasileiros passaram a ter,
teoricamente, a oportunidade de influir diretamente nas decisões do governo. Na prática,
contudo: (Unicap 90)
1 1. esta nobreza era o verdadeiro núcleo de poder, formada segundo o espírito tradicional do
Antigo Regime e monopolizava os postos chaves dos Estados;
2 2. além disso, D. João manteve o governo dentro da tradição absolutista, permitindo a total
participação dos senhores rurais brasileiros na política;

QUESTÃO 07
Esta questão diz respeito ao movimento pela Independência do Brasil, que não foi uniforme
nas províncias. (Covest 93)
1 1. as rendas fiscais do açúcar e do algodão permitiam ao governo independente maiores
possibilidades de recursos, submetendo províncias - com aspirações regionais como a de
Pernambuco - ao projeto de separação de D. Pedro;

QUESTÃO 08
“Portugal não foi a guerra
Mas também não acovardou-se
Cobriu Lisboa com um pano
E escreveu por cima:
Portugal mudou-se”.

Ao ler estes versos, pode-se parafrasear o escritor alemão Bertolt Brecht. “triste do povo
que não tem humor”. Os portugueses provam que o têm ao se referir dessa forma a um dos
momentos mais difíceis e vexatórios de sua história - o da fuga da família real para o Brasil
em 1808.
Entre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde corretamente a esse momento:
(Fesp 93)
a) Portugal não participou da guerra entre França e Inglaterra, motivada pelo Bloqueio
Continental, devido a sua tradicional aliança com a França.
b) A mudança da corte portuguesa para o Brasil foi apressada com a invasão de Portugal por
tropas inglesas.
c) O Tratado de Aliança, Comércio e Amizade, assinado em 1810, beneficiou a França ,
pagando Portugal a sua dívida com essa nação pelo apoio dado à transferência da corte para
o Brasil.
d) Os portugueses exigiram, a partir da Revolução do Porto, em 1820, a volta do Rei D. João
VI, com a condição de que ele juraria e respeitaria a constituição.
e) A transferência da Corte portuguesa para o Brasil resultou num maior controle da colônia
impedindo a entrada das idéias do Iluminismo.

QUESTÃO 10
A partir de 1820, acelera-se, com a revolução do Porto, o processo de ruptura entre o Brasil e
Portugal. A referida Revolução - movimento de tendência liberal e constitucionalista, liderado
pela burguesia - exigiu:(Unicap94)
3 3. da burguesia mercantil portuguesa, recuperação do antigo monopólio e exclusivismo
colonial;

QUESTÃO 16
(Covest-2001) - A vinda da família real portuguesa para o Brasil provocou mudanças
significativas na vida política, econômica e cultural da colônia. São consideradas medidas
inovadoras adotadas no início do século XIX no Brasil:
4 4 A instalação de muitas fábricas nas grandes cidades brasileiras e a ascensão de homens
livres na sociedade colonial.

QUESTÃO 18
(UNICAP-2003) -O processo de Independência do Brasil apresentou significativas diferenças
em relação às demais ex-colônias da América, pelas características próprias deste país.
2 2 A ex-colônia portuguesa manteve a integridade territorial e política, com exceção de
poucas regiões.

03 eu achei 0-0 - F
04 eu achei 3-3 - F;4-4 - F
06 eu achei 1-1 - F;2-2 - F
07 eu achei 1-1 - V
08 eu achei D
10 eu achei 3-3 - F
16 eu achei 4-4 - F
18 eu achei 2-2 - F

Concordam ou não??

mauriliooo
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 33
Localização : Olinda

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos