O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Platão e Freud

2 participantes

Ir para baixo

Platão e Freud  Empty Platão e Freud

Mensagem por [Planck]³ 28th maio 2012, 09:19

Estava lendo sobre Platão e descobri algo que revolucionou o mundo e que não havia percebido ainda (pelo menos o meu mundo mudou...rsrsrsrsrs Very Happy):

"Platão possui uma concepção de felicidade que consta na compreensão da doutrina sobre a alma humana, contida na obra A República. Para Platão, o ser humano é essencialmente alma, que é imortal e existe previamente no corpo. A união da alma com o corpo é acidental, pois o lugar próprio da alma não é o mundo sensível, e sim o mundo inteligível. A alma se dividiria em três partes:

-Alma concupiscente: situada no ventre e ligada aos desejos carnais;
-Alma irascível: situada no peito e vinculada às paixões;
-Alma racional: situada na cabeça e relacionada com o conhecimento.

A vida feliz de uma pessoa dependeria da devida subordinação e harmonia entre essas três almas. A alma racional regularia a irascível, e esta controlaria a concupiscente, sempre com a supervisão da parte racional."

Todo esse trecho eu tirei do livro Fundamentos de Filosofia do Gilberto Cotrim.

Agora reflitam comigo: ESSA IDEIA DE PLATÃO É IDÊNTICA A DE FREUD QUASE 25 SÉCULOS DEPOIS !!! SÓ MUDAM OS NOMES. PARA FREUD, TINHA-SE O ID, O EGO E O SUPEREGO !!! CLARO QUE OS CONTEXTOS SÃO DIFERENTES E SE ENCAIXAM EM SUAS REALIDADES, MAS A "ALMA" DAS IDEIAS É A MESMA.

O que os membros desse fórum acham disso. Eu achei fantástico. E vocês ?

Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Platão e Freud  Empty Re: Platão e Freud

Mensagem por EuclidesPiR2 29th maio 2012, 14:01

É, meu caro [Plank}³, algumas idéias parecem ser recorrentes na história da humanidade.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Platão e Freud  Empty Re: Platão e Freud

Mensagem por [Planck]³ 11th junho 2012, 15:06

Vou procurar algo sobre Darwin. Com certeza suas ideias não são 100% "suas". Nem a de nenhum outro pensador. O conhecimento é algo que sempre está se renovando com novas ideias e de vez em quando retrocede... É ver para crer, ou não. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Platão e Freud  Empty Re: Platão e Freud

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos