O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Burguesia...

3 participantes

Ir para baixo

Burguesia... Empty Burguesia...

Mensagem por JoaoHistoria 9th março 2012, 13:13

Boa Tarde...antes de qlq pergunta gostaria de dizer olá a todos do fórum...sou novo aqui...


-Olá..

Gostaria de tirar uma dúvida relacionada ao termo burguesia...(1)eu sempre ouço essa palavra associada a diferentes fatos históricos..e, na minha idéia, burgues é aquela pessoa rica...bem vestida...lembro do cantor Seu Jorge cantando ''Burguesinha''...rs...gostaria de saber qual a real definição de burguesia, por que ela é associada a tal idéia que eu tenho..(2)Gostaria de tentar entender a posição dos burgueses na revolução francesa...eles eram do terceiro estado, mas até que ponto realmente pertenciam ao mesmo...digo isso no sentido de ...(3)participação nas revoltas...se eles eram realmente ''povão''...eu li, inclsuive, que a ascenção da burguesia foi um dos fatores fundamentais para a Revolução Francesa...
Enfim, muitas dúvidas e coloquei uns numeros para melhor auxiliar...rs...

OBRIGADOOO! Very Happy
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Burguesia... Empty Re: Burguesia...

Mensagem por EuclidesPiR2 10th março 2012, 01:40

Olá João, seja bem vindo.

Burguesia é um termo que inicialmente designou uma camada social que começa a se estabelecer no final da Idade Média. Burgos eram os assentamentos humanos que se estabeleciam ao redor dos castelos nos feudos. Até hoje nas línguas de raiz germânica a palavra "Burg" designa cidade. Os habitantes dos burgos eram, em geral, comerciantes e artesãos, um embrião de classe média. Burguês é, originalmente, o habitante do burgo.

A palavra foi retomada por Karl Marx para designar os capitalistas comerciantes e empresários de um modo geral, ou os assalariados de alta renda, a quem chamou de pequena burguesia, cujos interesses estivessem associados aos daqueles.

Popularmente "burguês" é usado para designar a classe média. Você já deve ter ouvido falar em burguesia e alta burguesia, já que a própria classe média agora conhece subdivisões.

Às vésperas da Revolução Francesa a sociedade era dividida em: nobreza (segundo estado), clero (primeiro estado), burguesia formada por comerciantes e profissionais liberais, e camponeses (terceiro estado). O clero era um tradicional aliado da nobreza e os camponeses eram destituídos de representação. A ascenção da burguesia assim como de pequenos proprietários rurais cujos interesses demandavam mais direitos e menos impostos foi determinante para o surgimento de uma ideologia contrária à monarquia absoluta. Desnecessário é dizer que essas camadas juntas eram a esmagadora maioria da população francesa.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Burguesia... Empty Re: Burguesia...

Mensagem por JoaoHistoria 11th março 2012, 16:07

Euclides, vamos ver se eu entendi... Smile ....se, por um acaso, nos vestibulares da vida, me perguntarem ''Qual o significado de burguesia''...Antes de qlq resposta mais precisa posso falar que esse termo, durante a história, possui diversos significar, certo? porque na Idade Média foi x...depois na Revolução Francesa foi y...enfim...

Queria pegar um gancho...gostaria de saber..é claro que a pergunta agora é meio até..ingênua...mas, quando as revoluções aconteceram, enfim...em todas as partes da história, o burguês foi sempre visto como o ''bonzinho'' da história? Por exemplo, estou lendo agora algo da Revolução Inglesa...e percebi que, em determinado ponto dessa história,mais precisamente na dinastia dos Tudor, a burguesia, aliada a gentry(nobreza rural) e à ..a mais alguém(esqueci)estava aliada à monarquia, aliadas em favor de seus interesses...porém, pelo que andei lendo também, na Revolução Francesa, a burguesia foi sempre do terceiro Estado(os bonzinhos da história, rs rs rs)...então...em relação a essa postura, de estar no lado ''bom'' da história...eu posso falar que a burguesia também variou?

e obrigado, Euclides, pelo bem vindo.. Wink

JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Burguesia... Empty Re: Burguesia...

Mensagem por [Planck]³ 13th março 2012, 09:04

O que é a história se não a luta de classes.

É interessante observar que a burguesia está na maioria dessas lutas:

Primeiro nós temos os felás (camponeses no Antigo Império Egípcio)contra o Estado (Faraó) nas chamadas revoluções camponesas.

Darei um pulo e, assim como o mestre Euclides citou, o surgimento da burguesia em meados dos séculos XIII e XIV, ou seja, no final da Baixa Idade Média, eram desde homens que enriqueceram com o comércio marítimo (engatinhando ainda) até pequenos comerciantes advindos das feiras dos burgos.

No final do século XVIII, temos a luta burguesia x reis absolutistas quando o rei Luís XIV é guilhotinado e a Europa se vê livre de um governo opressor e antidemocrático (falar de democracia nesse contexto é até um pouco anacrônico). Porém, como eu li a alguns anos na Wikipédia: "Sempre que um novo governo é derrubado por uma maioria correta, esta tende a se corromper e a se tornar aquilo que ela lutava contra"; e foi isso que aconteceu com a burguesia.

No final do século XIX e início do século XX, temos a luta burguesia x proletários quando os burgueses já eram sinônimo de riqueza, soberba e poder. É por isso que o nosso querido e comtemporâneo Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, falava constantemente naquela "burguesia" se referindo ao PT ou ao PMDB ou PSDB e ao PSOL como "a classe trabalhadora; proletária".

Mas, ideais partidários a parte, fato é que a grande pergunta agora é: qual a próxima luta de classes que irá bater de frente com os proletários que estão no poder ? Fassam suas apostas...

Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Burguesia... Empty Re: Burguesia...

Mensagem por JoaoHistoria 13th março 2012, 11:57

Legal a sua resposta Planck, muito obrigado Very Happy

Achei muito interessante o que vc escreveu a respeito da burguesia no final do século XX...eu - e acredito que muitas outras epssoas também - não soubessem o real significado da palavra burguesia...é muito polissemica..

Obrigado pelas respostas bounce
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Burguesia... Empty Re: Burguesia...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos