O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Origem da concentração fundiária no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

Origem da concentração fundiária no Brasil Empty Origem da concentração fundiária no Brasil

Mensagem por Kelvin Brayan 1st julho 2011, 13:00

Olá amigos, e eu estava pensando sobre a questão da origem fundiária no Brasil. Eu sempre aprendi na escola que essa origem se deve ao sistema da capitanias hereditárias. Mas, recentemente, eu li um artigo que dizia que, na verdade, o problema da concentração fundiária do Brasil se deve ao sistema de sesmarias e não às capitanias, já que estas não eram propriedades, mas, sim, unidades administrativas. Além disso, o sistema de sesmarias na Europa foi utilizado para fragmentar o poder dos suseranos. Por que no Brasil o sistema de sesmarias possibilitou a concentração de terras e não uma distribuição de minifúndios como em Portugal? Quem está mais correto, esse artigo ou o que aprendi mesmo na escola?

Question Question Question
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da concentração fundiária no Brasil Empty Re: Origem da concentração fundiária no Brasil

Mensagem por EuclidesPiR2 1st julho 2011, 14:24

Olá Kelvin,

acho que na verdade as capitanias tiveram pouco a ver com a atual estrutura fundiária do país, que teve a meu ver causas regionais diferentes. Seguramente no nordeste a produção de açúcar em larga escala como projeto de interesse da corôa portuguesa deu causa à doação de grandes sesmarias, os engenhos por muito tempo dominando a paisagem rural da região, estrutura essa que permanece a mesma até a entrada dos anos do Império.

Durante o Império a quase totalidade das terras no Brasil eram terras devolutas, pertencentes ao Império, ou eram sesmarias antigas. Essas terras imperiais foram sistematicamente ocupadas ilegalmente principalmente na expansão das fazendas de café. Não havia registros nem demarcações.

Em 1850 a Lei no. 601, conhecida como Lei de Terras, entre outras disposições legalizou as posses e restringiu o acesso às terras pela imposição de prêços e impostos.

Esse cenário se caracteriza nas terras da faixa costeira e vizinhanças desde o nordeste ao sul, sendo que a ocupação do Norte e Centro-Oeste ocorre predominantemente no final do século XIX e início do XX com o ciclo da borrracha.

Acho que certamente não se pode falar em uma causa única ou determinante, mesmo porque a extensão do território e a ausência de poder fiscalizador e registros possibilitaram a ocupação expontênea e sem contrôle por muito tempo.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da concentração fundiária no Brasil Empty Re: Origem da concentração fundiária no Brasil

Mensagem por Kelvin Brayan 1st julho 2011, 14:59

Valeu!
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Origem da concentração fundiária no Brasil Empty Re: Origem da concentração fundiária no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos