O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre a Idade média

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre a Idade média Empty Dúvida sobre a Idade média

Mensagem por Bruno Barreto 10th abril 2010, 09:13

A Igreja Católica teve um papel central na sociedade medieval,tanto no plano material quanto nos domínios espirituais. Sobre o poder da Igreja é correto afirmar:

a) A intromissão da Igreja nos assuntos temporais despertou a fúria de vários reis que, em reação, tentaram determinar as áreas espirituais como de influência da Igreja.
b) A autoridade do bispo de Roma teve como base os argumentos extraídos dos Evangelhos, nos quais o apóstolo João foi nomeado chefe fundador da Igreja.
c) A ruralização da economia, na baixa Idade Média, deslocou a Igreja para o campo, transformando bispos e abades em poderosos senhores feudais.
d) O domínio do conhecimento pela Igreja permitiu que o clero alçasse cargos públicos, o que aos poucos favoreceu o conflito com os reis.
e) O título “Papa” foi empregado pela primeira vez por Teodósio, que oficializou o cristianismo como religião no Império Romano.

Bruno Barreto
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 16
Data de inscrição : 29/03/2010
Idade : 34
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a Idade média Empty Re: Dúvida sobre a Idade média

Mensagem por EuclidesPiR2 10th abril 2010, 12:28

Puxa! parece-me difícil:

a) A intromissão da Igreja nos assuntos temporais despertou a fúria de vários reis que, em reação, tentaram determinar as áreas espirituais como de influência da Igreja.

Henrique VII rompeu com o Papa por razões quase pessoais, Felipe (o Belo) de França fez do Papa um cativo e suas razões eram políticas. A fúria de vários reis? acho que não...

b) A autoridade do bispo de Roma teve como base os argumentos extraídos dos Evangelhos, nos quais o apóstolo João foi nomeado chefe fundador da Igreja.

Certamente não. O apóstolo Pedro seria a pessoa.

c) A ruralização da economia, na baixa Idade Média, deslocou a Igreja para o campo, transformando bispos e abades em poderosos senhores feudais.

A Igreja era a maior proprietária de terras. Eu assinalaria esta.

d) O domínio do conhecimento pela Igreja permitiu que o clero alçasse cargos públicos, o que aos poucos favoreceu o conflito com os reis.

Acho que a premissa não conduz à conclusão.

e) O título “Papa” foi empregado pela primeira vez por Teodósio, que oficializou o cristianismo como religião no Império Romano.

Teodósio oficilizou o cristianismo como religião oficial, porém o primeiro registro do título "Papa" consta em um sínodo de 495. Teodósio viveu entre 346 e 395.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a Idade média Empty Re: Dúvida sobre a Idade média

Mensagem por Ninja 26th maio 2012, 21:15

EuclidesPiR2 escreveu:Puxa! parece-me difícil:

a) A intromissão da Igreja nos assuntos temporais despertou a fúria de vários reis que, em reação, tentaram determinar as áreas espirituais como de influência da Igreja.

Henrique VII rompeu com o Papa por razões quase pessoais, Felipe (o Belo) de França fez do Papa um cativo e suas razões eram políticas. A fúria de vários reis? acho que não...

c) A ruralização da economia, na baixa Idade Média, deslocou a Igreja para o campo, transformando bispos e abades em poderosos senhores feudais.

A Igreja era a maior proprietária de terras. Eu assinalaria esta.

d) O domínio do conhecimento pela Igreja permitiu que o clero alçasse cargos públicos, o que aos poucos favoreceu o conflito com os reis.

Acho que a premissa não conduz à conclusão.

Bem,uma fator que elimina a letra A e a letra D é que:

O Rei e o Clero se ''ajudavam'', pois o Enquanto o rei cedia terras,Privilégios,cavaleiros e servos a igreja, o clero dizia ao povo que o rei ou senhor feudal era um representante direto e escolhido por Deus na terra, o que fazia com que o 3° estado temesse e obedecesse ao rei.
Ou seja,nao havia motivos para como na letra A, os reis ''Despertarem furia'' ou como na letra D ''terem conflitos'', pois um favoreceria ao outro.
Logo,a letra D é a que considero verdadeira.
Ninja
Ninja
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/05/2012
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre a Idade média Empty Re: Dúvida sobre a Idade média

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos