O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

3 participantes

Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 12th março 2012, 14:48

Olá,gostaria de esclarecer algumas dúvida que tenho....

1)Monarquia é sinônimo de Absolutismo? Pelo que andei lendo da teoria do antigo regime, em determinado período da história teve-se a chamada ''monarquia absolutista''...o absolutista, então, serviria mais para acentuar a palavra monarquia....enfim...existe alguma diferença no significado dessas duas palavras?

2)Qual a diferença entre ditadura e monarquia(ou absolutismo)...Ainda lendo sobre Antigo Regime, observei que quando Oliver Cromwell veio e acabou com a monarquia, ele instituiu um governo republicano, porém..ditatorial...enfim, com características ditatoriais...não consegui distinguir ainda muito bem esses termos rabbit ...

Alguém sabe? scratch
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por EuclidesPiR2 12th março 2012, 16:44

Monarquia é uma forma de governo em que o chefe de Estado é o rei/rainha. As monarquias antigas eram absolutistas, isto é, o rei tinha poder absoluto e incontestável. Posteriormente surgiram as monarquias constitucionais e parlamentaristas, em que há uma constituição que estabelece e limita os poderes e um regime parlamentar em que o rei é chefe de Estado e um primeiro ministro é chefe de governo. O rei representa o Estado e o ministro governa. São os casos de Inglaterra, Espanha, Holanda, Dinamarca, Suécia.

Durante a República Romana havia um instituto legal pelo qual, em casos de emergência nacional, o senado podia conferir a um cidadão poderes supremos por um período definido, para enfrentar as dificuldades. Essa investidura era chamada de ditadura e o cidadão recebia o título de "ditador".

Posteriormente o termo ditadura passou a designar uma usurpação do poder pela imposição da força. As ditaduras são, por natureza, antidemocráticas, o ditador tenta se perpetuar no poder, eleições, quando há, são manipuladas ou fraudadas. As liberdades civis sofrem todo tipo de restrições. No Brasil conhecemos dois períodos ditatoriais: a ditadura Vargas e a ditadura Militar (64/85).

Veja hoje os exemplos da "primavera árabe": Egito, Líbia, Tunísia, Síria.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por [Planck]³ 13th março 2012, 08:34

Qual a diferença, então, do Totalitarismo de Hitler e Mussolinni e das ditaduras contemporâneas ??? scratch
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 13th março 2012, 11:50

Nossa, to começando a gostar de história *_*...

Vamos lá...surgiram algumas conclusões e dúvidas que eu queria falar...

1)Posso afirmar então que a ditadura surgiu na República Romana, porém como era feito essa escolha desse cidadão escolhido? Era aleatório, ele deveria pertencer ao governo da época? Havia algum critério na escolha desse cidadão?

2)Acho que estou com a mesma dúvida do Planck....observando as definições e conhecendo-se um pouquinho a história, a impressão que, particularmente, me passa é de que as ditaduras são muito mais....cruéis...enfim...enquanto as monarquias da época eram mais...''do bem''...não sei explicar bem...to até certo na minha con cepção, não? Lembro-me agora daqueles filmes medievais, nos quais os reis eram, nos casos em que eu me lembro, boas pessoas, dignas, que passavam o reino para seus sucessores...as ditaduras já soam como algo, como o Sr. mesmo disse, significar imposição de força...fraudes..etc..
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por EuclidesPiR2 13th março 2012, 13:39

[Planck]³ escreveu:Qual a diferença, então, do Totalitarismo de Hitler e Mussolinni e das ditaduras contemporâneas ??? scratch
Quais as diferenças entre duas ditaduras? Considerando que a palavra "ditadura" encerra os conceitos de usurpação, imposição da força, supressão de liberdade individual, da liberdade de expressão, duas ditaduras só diferem nos aspectos conjunturais em que brotaram. No seu momento histórico.

O curioso é notar que Hitler não foi um ditador "sensu strictu", mas venceu eleições e obteve maciço apoio dos alemães. Stálin era um ditador.
_______________
João: a ditadura romana não tinha nada a ver com o conceito moderno. Era um instituto legal, conferido pelo senado a um cidadão escolhido pelo senado por possuir as virtudes ou energias necessárias ao propósito da República. Era uma investidura temporária.

Em História é muito ingênuo falar em "do bem" ou "do mal" esses são pontos de vista excessivamente subjetivos. Filmes e histórias fictícias não são referências seguras para a História.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 14th março 2012, 10:43

Mas, Euclides, eu ainda posso falar que a base da ditadura tenha surgido em Roma? Mesmo ela sendo completamente diferente da idéia original..a ''idéia'' de ditadura começou lá em Roma..certo? Apenas mudou bastante?

Obrigadooo Wink
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 18th março 2012, 15:34

Galera do fórum, desculpe estar ressucitando o tópico, mas queria tirar mais uma dúvida...

Posso falar que a diferença entre a ditadura e a monarquia é que uma é ''legal, registrada'' e a outra não? Por exemplo, na monarquia a presença do rei era, até certo ponto da história, justificada pelo poder divino, pelas teorias (alguma coisa de Leviatã...enfim)...; já a ditadura era praticamente a mesma forma de governo, mas despertava, por seu caráter usurpador a revolta das pessoas..

Considerando essas informações, é claro, até certo ponto, antes das revoltas contra o Antigo Regime..

Obrigado mais uma vezzzzzz Very Happy! (to curtindo história *.*)
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por EuclidesPiR2 18th março 2012, 15:48

Monarquia é uma forma institucional de governo. Legitimidade.

Ditadura é uma usurpação do poder por meio da força. Ilegitimidade.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por [Planck]³ 18th março 2012, 16:22

JoaoHistoria escreveu:"...pelas teorias (alguma coisa de Leviatã...enfim)..."

Penso que você esteja se referindo ao livro "O Leviatã" de Thomas Hobbes, notável expoente iluminista. Esse livro personifica em um animal; um ser mitológico que é o Leviatã, a alma daquilo que é o poder ou o Estado eclesiástico ao qual o iluminsimo tanto criticava.

Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 19th março 2012, 10:15

Levitã rock! De acordo com essa teoria de Hobbes pode-se falar que o poder do estado justificava todas as ações...era mais ou menos isso neh?

Agora, Euclides e Planck ou qualquer outro que queira responder, rs... como podemos definir o Totalitarismo...?
Vi em uma definição que, atualmente, temos a Coréia do Norte como país totalitarista...o que se aproxima muito de uma ditadura, mas não é... como podemos definir? Ahn, outra pergunta...e no caso dos países, tipo, Venezuela...Cuba..são ditaduras também?
Abraços!!!
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por EuclidesPiR2 19th março 2012, 16:21

"Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada).

Os regimes ou movimentos totalitários mantêm o poder político através de uma propaganda abrangente divulgada através dos meios de comunicação controlados pelo Estado, um partido único que é muitas vezes marcado por culto de personalidade, o controle sobre a economia, a regulação e restrição da expressão, a vigilância em massa e o disseminado uso do terrorismo de Estado."

(fonte: Wikipédia)

Esses regimes têm características ditatoriais, ainda que haja revezamento no poder, pois este se mantém sob o controle único de um partido, uma classe ou ideologia.

Cuba se caracteriza como estado totalitário e ditadura, assim como a Venezuela, embora nesta última tenha havido eleições. O congresso venezuelano é todo controlado pelo executivo que pode se reeleger indefinidamente.

A Coréia do Norte é exemplo conjugado de totalitarismo e ditadura hereditária.

Procure ler os jornais e você irá formando opinião própria a respeito das coisas.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 20th março 2012, 12:04

Ahhh, sei que sou chatinho, mas quero aprender (e, mutio obrigado, pois estou aprendendo.. Very Happy )
Posso dizer que no totalitarismo há uma maior vinculação da imagem positiva do governante totalitário e (ou) ditador? Lembro quando o Kim Jon-un..acho que é isso, quando ele morre na Coréia do Norte a impressa é obrigada a divulgar essa imagem positiva do governnate... Já na ditadura ''pura'' não tinha isso certo? A imagem do governante, facção, enfim, não se fazia importante em relação à população em geral, certo?

Obrigadooo! Abraços Smile
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por [Planck]³ 23rd março 2012, 12:03

Tanto no Totalitarismo como na ditadura existe um apelo visual quanto ao seu governante.

Ditadura de Vargas: criação do DIP e da DASP que estavam ligadas a boa imagem de Getúlio junto com a Radiobrás e o programa "A Voz do Brasil".

Totalitarismo de Hitler: imagens e frases de efeito estavam ligados ao governante.

Isso é política, meu caro !!! Idea
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por JoaoHistoria 23rd março 2012, 13:35

Planck, vou escrever como se fosse um ditador ou totalitário(totalitarista,seilá..)

''Por mais que eu saiba que estou no poder e tenho o poder, tenho consciência de que o povo pode, através de processos revolucionários, me tirar do poder, como fora observado já na História de tempos passados. Dessa forma, a preocupação com a minha imagem é fundamental, não só para o meu bem estar, mas para a precaução da continuidade do meu governo.''

+-assim néh? Smile
JoaoHistoria
JoaoHistoria
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 40
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 32
Localização : Lorena- São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por [Planck]³ 23rd março 2012, 14:15

Tá muito bonzinho esse ditador !!!

Mesmo sendo um ótimo orador e fazendo uma propaganda política ao seu favor, sendo num governo autoritário ou num governo ditatorial, fato é que o ditador perseguia aqueles que iam contra suas ideias. Matar, "dar um sumiço", torturar etc, são fatos deploráveis de nossa história, tanto no primeiro governo Vargas como na Ditadura Militar. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 45
Data de inscrição : 13/03/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo.. Empty Re: Alguns conceitos relacionados à ditadura, monarquia e absolutismo..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos