O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

América Hispânica Colonial

2 participantes

Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty América Hispânica Colonial

Mensagem por Kelvin Brayan 28th junho 2011, 00:29

O que era o direito de asiento? e o que foi a Revolução dos Preços? O que era também o Ciclo Antilhano?
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty Re: América Hispânica Colonial

Mensagem por EuclidesPiR2 28th junho 2011, 01:24

1- Direito de "asiento"

Expressão de origem espanhola que designava, em épocas coloniais, uma rota ou monopólio de algum produto, concedidos pela coroa a um empreendimento comercial. Alguns deles como o do comércio de escravos foram muito lucrativos.

2- Revolução dos prêços

refere-se ao processo inflacionário ocorrido na Europa ocidental na segunda metade do século XV e primeira metade do século XVI. Os estoques de ouro e prata acumulados em Portugal e Espanha, algumas centenas de toneladas trazidas das colônias espanholas da América, foram os responsáveis pela elevação desenfreada dos prêços. A demanda sendo estimulada pela crescente riqueza supervalorizou os produtos ofertados.

3- Ciclo Antilhano

penso que se refere ao surgimento da produção açucareira nas Antilhas que ofertava um produto de menor prêço a um mercado que já se saturava, determinando o declíneo do ciclo econômico do açucar no Brasil.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty Re: América Hispânica Colonial

Mensagem por Kelvin Brayan 28th junho 2011, 09:11

Obrigado!

Então, em síntese, eu posso afirmar que:

1 - Direito de Asiento: permissão, cedida pela Coroa, de comercializar com outras colônias. Por exemplo, o comércio de escravos entre a América Espanhola e a América e África Portugesa?

2 - Ciclo antilhano: já tentei pesquisar e até mesmo não achei bem definido essa expressão nos meus livros. Será que foi a exploração de metais preciosos, principalmente, no Peru e México.

3 - Revolução dos Preços: hun... processo inflacionário que atingiu a Península Ibérica devido à grade circulação de metais preciosos na Europa Ocidental?

Veja se está correto esse resuminho meu aí?

Obrigado!
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty Re: América Hispânica Colonial

Mensagem por EuclidesPiR2 28th junho 2011, 16:58

A idéia é essa... porém o ciclo antilhano certamente nada tem a ver com Peru e México, já que se refere à região das Antilhas, na América Central insular:

América Hispânica Colonial Grandes_antilhas

A Cia da Índias Ocidentais, após tentativas fracassadas no Brasil e após rompimento de acôrdos comerciais com Portugal levou o açúcar para as Antilhas e passou a produzí-lo com prêços mais baixos. Além disso o mercado já estava super ofertado o que levou a definhar o negócio açucareiro no Brasil.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty Re: América Hispânica Colonial

Mensagem por Kelvin Brayan 28th junho 2011, 17:30

Ahh entendi...

Eu estava mesmo pensando sobre isso o que tem a ver Ciclo Antilhano com a exploração de metais preciosos!

Foi um colega meu falseta que me passou essa informação.

¬¬

Valeu!
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

América Hispânica Colonial Empty Re: América Hispânica Colonial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos