O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Francos

2 participantes

Ir para baixo

Os Francos Empty Os Francos

Mensagem por jvmf98 30th abril 2011, 19:30

Os francos formavam uma das tribos germânicas que adentraram o espaço do império romano a partir da Frísia como foederati e estabeleceram um reino duradouro na área que cobre a maior parte da França dos dias de hoje e na região da Francônia na Alemanha, formando a semente histórica de ambos esses países modernos.

O reino franco passou por várias partilhas e repartições, já que os francos dividiam sua propriedade entre os filhos sobreviventes, e como não tinham um senso amplo de uma res publica, conceberam o reino como uma grande extensão de uma propriedade privada. Essa prática explica em parte a dificuldade de descrever com precisão as datas e limites físicos de quaisquer um dos reinos francos e quem reinou sobre as várias seções. A retração da alfabetização enquanto os francos reinaram agrava o problema: eles produziram poucos registros escritos. Em essência, no entanto, duas dinastias de líderes sucederam uma a outra, primeiro os merovíngios e depois os carolíngios.A história dos primeiros francos permanece relativamente indistinta. Nossa principal fonte, o cronista galo-romano Gregório de Tours, cuja Historia Francorum (História dos francos) cobre todo o período até 594, cita outras fontes de resto perdidas como Sulpício Alexandre e Frigerido e se aproveita do contato pessoal de Gregório com muitos francos famosos. Além da História de Gregório há outras fontes romanas, tais como Amiano e Sidónio Apolinário.

Estudiosos modernos do período das migrações sugerem que o povo franco emergiu da unificação de vários grupos menores de germânicos (Usipeti, Tencteri, Sugambri e Bructeri) habitando o vale do Reno e as terras imediatamente ao leste, um desenvolvimento social relacionado talvez à crescente desordem e revolta vivenciada na área como resultado da guerra entre Roma e os Marcomanos, que começou em 166, e os conflitos subseqüentes do final do século II e o século III. Por sua vez, Gregório declara que os francos viveram originalmente na Panônia e mais tarde se estabeleceram nas margens do Reno. Uma região no nordeste da Holanda— norte da antiga fronteira do império romano — tem o nome de Salândia, e pode ter recebido esse nome dos sálios.

Por volta de 250, um grupo de francos, tomando vantagem do enfraquecimento do império romano, penetrou até Tarragona na Espanha atual, atormentando a região por cerca de uma década até ser subjugado e expulso por forças romanas. Cerca de quarenta anos mais tarde, os francos tiveram a região de Scheldt sob seu controle e interferiram com os canais para a Britânia; as forças romanas pacificaram a região, mas não expulsaram os francos.Os francos formaram a atual Franca.Pergunta:De onde vieram exatamaente os francos?

jvmf98
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/04/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Os Francos Empty Re: Os Francos

Mensagem por Kelvin Brayan 1st julho 2011, 11:28

Eu não li todo o post, mas, resumidamente, pode-se dizer que os francos são descendentes dos povos germânicos que invadiram o Império Romano do Ocidente no século V. Na verdade, os francos foram uma dessas tribos, mas dentre elas, as que mais se destacaram mesmo foram os francos e anglo-saxões.
Mais tarde, Clóvis vai unificar as tribos francas e formar um grande império. O Império Carolíngio teve sua raiz no Império Franco!

Os povos germânicos eram oriundos do Norte da Europa, mas, ao se sentirem ameaçados pela expansão dos hunos (acho que são eles mesmos, se não me engano), migraram para as regiões do antigo Império Romano Ocidental.
Kelvin Brayan
Kelvin Brayan
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 106
Data de inscrição : 28/06/2011
Idade : 31
Localização : Varginha - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos