O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Ir em baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por mateuspir2 em 8th Janeiro 2013, 18:46

"É para abrir mesmo e quem quiser que eu não abra eu prendo e arrebento."
frase pronunciada pelo presidente João Baptista Figueiredo

A frase do último presidente do regime militar indicava a ambiguidade da transição política no país. Neste contexto, houve resistências internas ao processo de distensão planejado pela alta cúpula militar, que se manifestaram com:

a)as campanhas no rádio, TV e jornais em favor da lei de anistia.
b)as posições de prefeitos e governadores em apoio à instalação de eleições diretas.
c)as articulações no Congresso pela convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte.
d)os atos criminosos, como a explosão de bombas, de militares inconformados com o fim da ditadura.
e)as articulações dos parlamentares do PDS, PMDB e PT em prol da candidatura de Tancredo Neves à presidência.

Galera uma pequena explicação da resposta correta... Acredito eu que seja a letra D, mas queria que vcs dessem a opinião... Obrigado

mateuspir2
Iniciante
Iniciante

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por EuclidesPiR2 em 10th Janeiro 2013, 16:05

Veja que a proposição menciona "resistências internas" que, portanto, só poderiam vir dos apoiadores da ditadura. As demais alternativas se referm a atos de opositores ao regime. Alternativa d).

EuclidesPiR2
Administrador

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por wstroks em 13th Janeiro 2013, 14:20

D)..... Euclides eu poderia citar que os militares apoiaram a candidatura de Maluf a presidência na primeira eleição Pós ditadura militar que foi indireta , tanto que a emenda Dante de oliveira foi derrubada no congresso e o Maluf na época foi contra as diretas já ....

Última edição por wstroks em 13th Janeiro 2013, 14:45, editado 1 vez(es)

wstroks
Iniciante
Iniciante

Mensagem por EuclidesPiR2 em 13th Janeiro 2013, 14:40

wstroks escreveu:D)..... Euclides eu poderia citar que os militares apoiaram a candidatura de Maluf a presidência na primeira eleição Pós ditadura militar que foi indireta , tanto que a emenda Dante de oliveira foi derruba no congresso e o Maluf na época foi contra as diretas já ....

wstroks,

eu vivi aquela época já como adulto. Pelas minhas lembranças o Paulo Maluf não tinha aprovação unânime nos meios militares. Ele "meio que" se impôs forçando a barra várias vezes. Dizia-se que ele se aproximous dos militares através de Costa e Silva, de cuja esposa Maluf cobriria dívidas de jogo. Na época o preferido pelos militares era o mineiro Aureliano Chaves, que já fora vice-presidente de João Figueiredo. Maluf manobrou seus apoios no PDS (ex-arena) para conseguir a candidatura.

Naquele momento os militares se retiravam do cenário político e a candidatura de Tancredo Neves (cujo vice era Sarney) não representava qualquer revanchismo, escolhido que fora por sua habilidade de conciliação política.

EuclidesPiR2
Administrador

Mensagem por wstroks em 13th Janeiro 2013, 14:52

hum.. não sabia dessa articulação do Maluf para concorrer a presidência.. Vlw Euclides

wstroks
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: