O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.

Participe do fórum, é rápido e fácil

O Túnel do Tempo
Olá visitante!

Não há atividade neste fórum atualmente. Queira dirigir-se à seção de História do Fórum PiR2

http://pir2.forumeiros.com/

Muito obrigado.
O Túnel do Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

3 participantes

Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por mateuspir2 8th janeiro 2013, 18:46

"É para abrir mesmo e quem quiser que eu não abra eu prendo e arrebento."
frase pronunciada pelo presidente João Baptista Figueiredo

A frase do último presidente do regime militar indicava a ambiguidade da transição política no país. Neste contexto, houve resistências internas ao processo de distensão planejado pela alta cúpula militar, que se manifestaram com:

a)as campanhas no rádio, TV e jornais em favor da lei de anistia.
b)as posições de prefeitos e governadores em apoio à instalação de eleições diretas.
c)as articulações no Congresso pela convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte.
d)os atos criminosos, como a explosão de bombas, de militares inconformados com o fim da ditadura.
e)as articulações dos parlamentares do PDS, PMDB e PT em prol da candidatura de Tancredo Neves à presidência.

Galera uma pequena explicação da resposta correta... Acredito eu que seja a letra D, mas queria que vcs dessem a opinião... Obrigado

mateuspir2
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/01/2013
Idade : 26
Localização : Boa Viagem, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por EuclidesPiR2 10th janeiro 2013, 16:05

Veja que a proposição menciona "resistências internas" que, portanto, só poderiam vir dos apoiadores da ditadura. As demais alternativas se referm a atos de opositores ao regime. Alternativa d).
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por wstroks 13th janeiro 2013, 14:20

D)..... Euclides eu poderia citar que os militares apoiaram a candidatura de Maluf a presidência na primeira eleição Pós ditadura militar que foi indireta , tanto que a emenda Dante de oliveira foi derrubada no congresso e o Maluf na época foi contra as diretas já ....


Última edição por wstroks em 13th janeiro 2013, 14:45, editado 1 vez(es)

wstroks
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Bahia, Feira de santana

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por EuclidesPiR2 13th janeiro 2013, 14:40

wstroks escreveu:D)..... Euclides eu poderia citar que os militares apoiaram a candidatura de Maluf a presidência na primeira eleição Pós ditadura militar que foi indireta , tanto que a emenda Dante de oliveira foi derruba no congresso e o Maluf na época foi contra as diretas já ....

wstroks,

eu vivi aquela época já como adulto. Pelas minhas lembranças o Paulo Maluf não tinha aprovação unânime nos meios militares. Ele "meio que" se impôs forçando a barra várias vezes. Dizia-se que ele se aproximous dos militares através de Costa e Silva, de cuja esposa Maluf cobriria dívidas de jogo. Na época o preferido pelos militares era o mineiro Aureliano Chaves, que já fora vice-presidente de João Figueiredo. Maluf manobrou seus apoios no PDS (ex-arena) para conseguir a candidatura.

Naquele momento os militares se retiravam do cenário político e a candidatura de Tancredo Neves (cujo vice era Sarney) não representava qualquer revanchismo, escolhido que fora por sua habilidade de conciliação política.
EuclidesPiR2
EuclidesPiR2
Administrador

Mensagens : 169
Data de inscrição : 25/03/2010
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por wstroks 13th janeiro 2013, 14:52

hum.. não sabia dessa articulação do Maluf para concorrer a presidência.. Vlw Euclides

wstroks
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/01/2013
Idade : 30
Localização : Bahia, Feira de santana

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...  Empty Re: Questão de Alternativas... Período Ditatorial brasileiro...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos